O tema da aula dessa terça foi a segunda parte do texto de Vasconcelos referente a alienação do professor sendo umas das causas da descrença no planejamento. A principio não só a falta de domínio do conteúdo mas também de como esse conteúdo é relacionado com a sociedade . Nas escolas o ensino esta mais voltado para o tecnicismo: não a necessidade de pensar, basta executar o que foi ensinado .O professor vive essa realidade com um dilema mudar esse método de "ensino de senso comum" ou simplesmente utiliza-lo.
Esse dilema chega a decidir a estrutura da sociedade se eu não estiver viajando demais. Ao comparar um artesão e um operário, percebe-se que o artesão tem noção de todo o processo de formação do produto ,enquanto o operário apenas sabe fazer o que foi designado sem ter noção do todo na formação de um produto.
Pensar em um professor como operário é considerar que ele só tem a função de lecionar o assunto que lhe é passado.
O professor como artesão é considerar que ele tem a escolha do que vai, e como vai dar o assunto de acordo com a realidade da escola em que lecione.
O que é mas vantajoso para a hierarquia social um professor "artesão" que pode criar outros "artesões" que se tornem críticos em relação a estrutura da sociedade ou um professor "operário" que cria outros "operários" que simplesmente segue o que esta imposto na sociedade sem reclamar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário