terça-feira, 26 de abril de 2011
Aula 19/04/2011
Basicamente foi a entrega e apresentação dos artigos. A pluralidade de conhecimentos gerado com componentes de diferentes áreas em cada equipe regeu algo fantástico ,sendo o que mais me indagou foi Paulo ao falar sobre os livros como apenas apresentar figuras ilustrativas, mas quando ele falou sobre a ordem dos conteúdos de biologia parei para refletir sobre a falta de interação de biologia com química e física.
Cada uma das disciplinas tem uma distribuição distinta dos assuntos a serem abordados no ensino médio. Sendo que assuntos de biologia relacionados a metabolismo celular membranas que poderia ser relacionado a processos de oxidação, relação de polaridade de moléculas só é vista em series diferentes. Quando Paulo falou sobre Biologia bombardear termos encima dos alunos fiquei preocupado porque biologia não se trata de nomenclatura e sim da compreensão dos fenômenos relacionados aos seres vivos e sua interações, visando entender como surgiu e como evoluiu a vida no transcorrer da historia da Terra. Sendo que a partir de observações e pesquisas sobre determinados seres vivos como no caso da teia de uma especifica aranha que é mais resistente que o aço onde entra nessa pesquisa a química para produzir o composto similar e física de como adequar esta utilização.
Outra realidade foi em relação ao inglês do famoso verbo to be onde nem conjugar direito as crianças ,onde os professores acreditam que perdem o inglês ensinando para colégio publico, relatado por uma equipe esse assunto.
Algo interessante foi a expressão do aluno de dança que pelos gestos mostrou de certa forma a vida corrida, onde muitas vezes as escolas só se preocupam com a formação intelectual deixando de lado as expressões corpóreas que acaba por deixar o aluno de certa forma robotizada.
Por fim o ultimo grupo fez referencia a estudos sociais ,dança e filosofia. Estudos social si se não me engano eu vi na minha época de quarta serie era assim chamada uma mistura de geografia com historia, mas partindo pelo contexto que a colega deu percebo que é uma maneira melhor de compreender o porque da desigualdade e como ameniza-la. Dança se tivesse na minha época da escola talvez eu não fosse tão desajeitado fosse até um pouco mais comunicativo, pelo que eu vi nas apresentações de dança trabalha a pessoa como um todo bem interessante, mais é preocupante a falta dessa disciplina nas escolas pois pode ajudar as pessoas com dificuldade de se expressar assim como teatro.
Por fim filosofia uma matéria do ensino médio que meus colegas consideravam como ” aula vaga” bem eu e uma parte relativamente pequena da turma ficava pra assistir as aulas que pelo meu ponto de vista de aula vaga não tinha nada, era interessante perceber a mudanças de pensamento com o transcorrer do tempo e como pensar nas interações existente no passado e no passado podendo extrapolar para o futuro poder analisar algo com criticidade sem seguir o rastro da maioria faz uma enorme diferença na sociedade em que vivemos, pena que essa disciplina as vezes é deixada de lado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário